terça-feira, 23 de abril de 2013

Cheguei aos 64

Duas semanas depois da bronca silenciosa da nutricionista, vi que não tinha mais saída. A gente que se considera inteligente tem um jeito mais peculiar e sofisticado de manter o papel de menina mimada, e se vitimizar, justificar o porquê de não estar conseguindo o que se quer.


O fato é que estou seguindo à risca a dieta. Ok, tenho de admitir. Tive uma recaída neste domingo, dividindo um sorvete (gigante, nao deveria contar que era uma banana split) com o namorado. Me senti enormemente culpada, mas pensei - chega de chorar, segue adiante porque os outros dias você foi direitinho. E de fato, em 15 dias, um eu escapei. E achei uma porcaria até porque o sorvete era uma porcaria. E porque não quero mais voltar atrás.

O que mais me surpreende, entretanto, neste período, não é a mudança do corpo - ah, sim, conforme anuncia o título deste post, cheguei aos 64, ou 1,3 kg a menos que há duas semanas.
Mas é como tive insights poderosíssimos nestas duas semanas, de como sempre deixo os outros desejos, dos demais em primeiro lugar, e de como coloco em segundo plano minhas prioridades. E nao me refiro só à comida... ela só é um reflexo.


Sempre soube, na teoria, que a gordura estava relacionada a isso, a essas micros e macro autossabotagens. E basta ver há quanto tempo estou fazendo esta dieta para concluir que tenho levado bastante tempo para que essa ficha caia. Mas finalmente, digo, em alto e bom som, FINALMENTEEEE, estou entendendo que o grande barato é a jornada.


Tenho uma calça 38 que comprei quando tomei umas bolas para emagrecer e fiquei com 60. Lógico que depois de umas semanas voltei a engordar pois não existe atalho para certos desafios. Mas nesse período transitório de 60 kgs, comprei uma calça da Mercearia, que é uma grife badaladinha e cara. E ficava linda naquela calça. Na semana passada experimetei a calça. Ela está pendurada no meu guarda roupa há anos, porque há anos me digo que vou voltar a caber nela.

Pois eu coube de novo, mas as dobrinhas ainda ficam pulando para fora do cós, na cintura. Mais uns dois meses e chego lá. Devagar e sempre. Alguma coisa a maturidade dos 40 anos trazem... mais paciência...

Nos meses que fiquei entre os 64 e 65, que foram praticamente cinco meses - de novembro a abril - lembrei milhoes de vezes do filme O Feitiço do Tempo. Um filme antigo mas marcante, pois o personagem principal acorda todo dia no mesmo dia. E o filme é genial por isso, porque ele tem de aprender a lidar com o mesmo dia de maneira diferente. Só ele está consciente de que está preso no tempo. Aos poucos estou retomando outras memórias afetivas... e vamos em frente....




quinta-feira, 11 de abril de 2013

Agora vaaaaai.....

Descobri hoje que já montei cinco blogues, e depois os abandono, o que me deixa com a consciência pesada. Mas este, ao menos, tem um prazo para terminar. Quero perder meus últimos cinco quilos. Sempre fui uma sanfona, e depois que tive filho, e principalmente depois que me separei com ele pequeno, minha vida ficou de pernas para o ar, e meus hábitos também. Tive de ultrapassar os 70 quilos para tomar uma atitude. E aí voltei a fazer dieta, com uma nutricionista, uma vez por semana.

Comecei nas vésperas de completar 40 anos, e já setou com 41,10 meses, ou seja, quase dois anos! Mas e daí? A questão é que eu já peso 65, na verdade até achoq ue estou com quase 64. Mas desta vez nao tive pressa, não fiquei com raiva por ter engordado uma semana ou duas, não desisti da reeducação. E ela funcionou. Perder 7 quilos e não recuperá-los mais é uma vitória inenarrável. Já me sinto bem. Mas há 4 meses estou parada entre o 63,9 e o 65,2, ou seja, nao saio desse intervalo. Mas eu quero 60 a 62.

Era meu peso aos 20 anos. OU melhor, o peso que eu gostava, mas ele sempre ia em movimento pendular até os... 65.... Era meu limite, para começar a emagrecer. E foi com esse peso que engravidei do meu filho, ou seja, acima do peso, mas era um marco. O fato é que logrei voltar a ele, mas as células têm memórias, o corpo tem memória e a gente se auto-sabota. Daí, estou aqui novamente. Nesta semana a minha nutricionista, que é muito doce, não foi benevolente com meu vai-e-volta de peso. Foi direta e reta. Você tem de fazer dieta fechada. E vai seguir tudo que eu colocar aqui. E quando vi, achei que jamais ia conseguir... ela reduziu pela metade minhas calorias!!!

Bem, estou há 3 dias seguindo a dieta. E será meu primeiro finde. MAs agora, vai ou racha. Estou de saco cheio de ficar nesse lugar, e quer saber? É esse o processo, ao menos o meu processo. Não estou me comparando a ninguém que chegou a seu peso em seis meses, em 3, em duas semanas. Eu sou eu. E é isso aí. Vou continuar. Tantas mulheres conseguem, por que eu nao?