terça-feira, 21 de maio de 2013

E não é que a balança baixou de novo?

Perguntar-me por que estou conseguindo agora o que não consegui nos últimos dois anos é um tortura desnecessária. Dois anos, e os quase 40 anos anteriores foram necessários para construir certas lógicas internas que agora afloram. Sim, logrei baixar mais um pouco a balança. Sem pressa, levando a vida que vivo, mas de olho na alimentação. Pesei-me hoje e estou com 61,8 kg. São 800 gramas a menos a depois da última postagem.

Como? Rotina de exercícios, de cardápio e um final de semana... moderado. Tomei uma smirnoff ice na sexta, dei uma bicada no drinque do namorado, mas dancei loucamente na festa em que estávamos.

No sábado, outra festa, mas desta vez, o general interno disse - BEBER NAO!!!!! Desta forma, logrei curtir a festa sem beber, afinal já tinha saído da dieta no dia anterior. Nao resisti a um docinho, tipo bombom. E só. POr via das dúvidas, fui buscar o jornal a pé no dia seguinte, na banca mais distnate da minha casa.

viver é negociar. Como disse, continuamos sendo crianças mimadas, apenas com mais de 40, 50 ou 60 anos. Hoje, aliás, meu filho nao havia revisado a lição como havíamos combinado. Nao o deixei descer. Esperneou e disse que queria se mudar para a casa do pai. Ah tá. Ao chegar em casa eu disse:

- viu como é chato atrapalhar seus planos? Seja inteligente. Se vc estudar, vc vai bem na escola, agrada a mamãe e ainda pode descer para jogar bola. Caso contrário, vai mal na escola, estressa a mamãe e nao pode brincar.


No fundo, é a mesma estratégia que estou adotando. - Viu como é bom seguir dieta? Se você continuar firme, chega logo ao destino final, fica mais bonita, retoma roupas antigas, e ainda economiza dinheiro da nutricionista. Caso contrário, engorda, fica insatisfeita com o corpo, continua paganndo a consulta com a nutricionista, e se sente no mesmo lugar. Negociar é o grande negócio.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Mais 400 gramas

Ok, me pesei ontem, e vi 62,6 kg na balança. Depois de um final de semana em que tomei duas taças de vinho e comi um petit gateau. Ah, mas me comportei muito de segunda à sexta e bingo: fiz caminhada sábado e domingo. A real é que podia ter perdido um pouco mais. Mas tive um jantar com pessoas maravilhosamente queridas, e era um momento especial.


Eu terei de aprender a viver assim mesmo.. e vida real é isso. Vida cheia de eventos sociais (felizmente). Ao menos, combinei com o namorado, que cozinhou praticamente sozinho, um cardápio que fosse tendencioso a meu favor. A entrada foi de legumes ao forno - maravilhoso - com berinjela, abobrinha, tomate e cebola em fatias, regadas com ervas e um pouco de azeite, coberto com queijo para gratinar. Antes do jantar, comi bem essa entrada, e depois veio a carne e o purê de mandioquinha.


Combinei com meu filho que odia das Mães seria de caminhada na Paulista, a caminho da minha mãe, que mora na zona Sul. Perfeito. Filho feliz, eu feliz, minha mãe feliz, e dieta feliz. 40 minutos na Paulista devem ter afogado o petit gateau.


Na segunda, apesar da preguiça master depois de ver filme até de madrugada, acordei cedo para ir ao Kung fu. Nisso, percebi uma coisa.
O eixo está mudando. O dever de manter o novo peso está gritando aqui dentro. AH, caros, dois anos de luta não foram em vão. 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Mais um!

Eis que eu nao consigo manter a frequência de escrever aqui.. mas vamos lá. Depois da última postagem, no dia 23, fui viajar para a praia num final de semana, o que me rendeu belas caminhadas, e um sorvetinho básico para completar o passeio. Nao emagreci nada, porém, nao engordei, pois também me rendi a um copo de cerveja. Mas durante a semana fui bem.

Na semana seguinte, que foi a que começou no dia 29 de abril, entrei direitinho na dieta, seguindo à risca. Trabalhei no dia 1 de Maio, e mantive até o final da semana. Comendo no máximo 1,2 mil calorias diárias. No final de semana, houve um jantar familiar em casa, para celebrar o níver da minha mae junto com o aniversário de casamento dos meus pais. Foi megajantar, na verdade. Mas me controlei. apenas experimentei uma fatia de bolo para não dar desfeita mas com cabeça bem diet.

Apenas deixei de fazer atividade física. SEgunda nao consegui ir ao kung fu, quarta foi feriado, e sexta adoeci. Ou seja, sem atividade física. Mas o fato é que terça me pesei e estava com maravilhosos 63,1. Isso quer dizer que perdi 2,2 kg em um mês. Pouco, é verdade, se olhar que poderia ter perdido mais e tal. Mas muito mais próximo da minha meta de 60 kgs. Agora vai. NAo quero nem saber. Estou animada com isso, e agora vai. Hoje fiquei com fome pós as minhas 1,2 mil calorias. Me controlei e apenas comi uma maçã extra. Tem de ser. Depois de 25 meses, 45 recaídas, e 50 autossabotagens, eu só posso dizer... agora chega! Agora vai!


terça-feira, 23 de abril de 2013

Cheguei aos 64

Duas semanas depois da bronca silenciosa da nutricionista, vi que não tinha mais saída. A gente que se considera inteligente tem um jeito mais peculiar e sofisticado de manter o papel de menina mimada, e se vitimizar, justificar o porquê de não estar conseguindo o que se quer.


O fato é que estou seguindo à risca a dieta. Ok, tenho de admitir. Tive uma recaída neste domingo, dividindo um sorvete (gigante, nao deveria contar que era uma banana split) com o namorado. Me senti enormemente culpada, mas pensei - chega de chorar, segue adiante porque os outros dias você foi direitinho. E de fato, em 15 dias, um eu escapei. E achei uma porcaria até porque o sorvete era uma porcaria. E porque não quero mais voltar atrás.

O que mais me surpreende, entretanto, neste período, não é a mudança do corpo - ah, sim, conforme anuncia o título deste post, cheguei aos 64, ou 1,3 kg a menos que há duas semanas.
Mas é como tive insights poderosíssimos nestas duas semanas, de como sempre deixo os outros desejos, dos demais em primeiro lugar, e de como coloco em segundo plano minhas prioridades. E nao me refiro só à comida... ela só é um reflexo.


Sempre soube, na teoria, que a gordura estava relacionada a isso, a essas micros e macro autossabotagens. E basta ver há quanto tempo estou fazendo esta dieta para concluir que tenho levado bastante tempo para que essa ficha caia. Mas finalmente, digo, em alto e bom som, FINALMENTEEEE, estou entendendo que o grande barato é a jornada.


Tenho uma calça 38 que comprei quando tomei umas bolas para emagrecer e fiquei com 60. Lógico que depois de umas semanas voltei a engordar pois não existe atalho para certos desafios. Mas nesse período transitório de 60 kgs, comprei uma calça da Mercearia, que é uma grife badaladinha e cara. E ficava linda naquela calça. Na semana passada experimetei a calça. Ela está pendurada no meu guarda roupa há anos, porque há anos me digo que vou voltar a caber nela.

Pois eu coube de novo, mas as dobrinhas ainda ficam pulando para fora do cós, na cintura. Mais uns dois meses e chego lá. Devagar e sempre. Alguma coisa a maturidade dos 40 anos trazem... mais paciência...

Nos meses que fiquei entre os 64 e 65, que foram praticamente cinco meses - de novembro a abril - lembrei milhoes de vezes do filme O Feitiço do Tempo. Um filme antigo mas marcante, pois o personagem principal acorda todo dia no mesmo dia. E o filme é genial por isso, porque ele tem de aprender a lidar com o mesmo dia de maneira diferente. Só ele está consciente de que está preso no tempo. Aos poucos estou retomando outras memórias afetivas... e vamos em frente....




quinta-feira, 11 de abril de 2013

Agora vaaaaai.....

Descobri hoje que já montei cinco blogues, e depois os abandono, o que me deixa com a consciência pesada. Mas este, ao menos, tem um prazo para terminar. Quero perder meus últimos cinco quilos. Sempre fui uma sanfona, e depois que tive filho, e principalmente depois que me separei com ele pequeno, minha vida ficou de pernas para o ar, e meus hábitos também. Tive de ultrapassar os 70 quilos para tomar uma atitude. E aí voltei a fazer dieta, com uma nutricionista, uma vez por semana.

Comecei nas vésperas de completar 40 anos, e já setou com 41,10 meses, ou seja, quase dois anos! Mas e daí? A questão é que eu já peso 65, na verdade até achoq ue estou com quase 64. Mas desta vez nao tive pressa, não fiquei com raiva por ter engordado uma semana ou duas, não desisti da reeducação. E ela funcionou. Perder 7 quilos e não recuperá-los mais é uma vitória inenarrável. Já me sinto bem. Mas há 4 meses estou parada entre o 63,9 e o 65,2, ou seja, nao saio desse intervalo. Mas eu quero 60 a 62.

Era meu peso aos 20 anos. OU melhor, o peso que eu gostava, mas ele sempre ia em movimento pendular até os... 65.... Era meu limite, para começar a emagrecer. E foi com esse peso que engravidei do meu filho, ou seja, acima do peso, mas era um marco. O fato é que logrei voltar a ele, mas as células têm memórias, o corpo tem memória e a gente se auto-sabota. Daí, estou aqui novamente. Nesta semana a minha nutricionista, que é muito doce, não foi benevolente com meu vai-e-volta de peso. Foi direta e reta. Você tem de fazer dieta fechada. E vai seguir tudo que eu colocar aqui. E quando vi, achei que jamais ia conseguir... ela reduziu pela metade minhas calorias!!!

Bem, estou há 3 dias seguindo a dieta. E será meu primeiro finde. MAs agora, vai ou racha. Estou de saco cheio de ficar nesse lugar, e quer saber? É esse o processo, ao menos o meu processo. Não estou me comparando a ninguém que chegou a seu peso em seis meses, em 3, em duas semanas. Eu sou eu. E é isso aí. Vou continuar. Tantas mulheres conseguem, por que eu nao?